top of page
BILL_1.jpg
SOBRE

Sonhar com o Bill

Ele e ela. Sós nos seus universos. Procuram respostas para a sua solidão com o Bill, um ser imaginado que toma o lugar de um anjo da guarda, de um protetor, mas também de um desafiador, de um questionador, que leva as personagem e o público a refletirem em conjunto sobre a liberdade, sobre a nossa capacidade de sonhar, de projetar o futuro e de compreender o mundo que nos rodeia. Nadam num mar de questões existenciais, perspetivadas pelo olhar de criança.

 

As personagens aventuram-se no desconhecido, criando um universo mágico onde tudo é possível. O teatro cruza-se com a imagem e com o som, numa interação intimista, explorando a solidão, os medos, os questionamentos que a criança vive no seu dia-a-dia. Para isso, há um recurso às novas tecnologias através da criação videográfica, que transforma o cenário e os atores em telas do imaginário da peça. Através do som, os pensamentos das crianças visitam o palco, fruto de uma experimentação sonora realizada nas sessões de co-criação com a comunidade escolar envolvida no processo criativo.

BILL_66.jpg

Equipa 

PROJ EDUCATIVO

FASE1

QUEM ÉS TU?

FASE 2

FALAR E CRIAR LINGUAGENS ARTÍSTICAS

FAse 3

CO-CRIAÇÃO

Fase 4

EMABAIXADORES BILL

20220324_093535762_iOS.jpg
Read More >

FASE 1 
QUEM ÉS TU ?

Para criar em conjunto é preciso conhecermos a equipa. Fomos às escolas conhecer as crianças, trocar ideias, saber o que gostam e não gostam na vida, o que identificam como padrões no mundo e nas coisas. O projeto é partilhado com o grupo e a forma do amigo imaginário é introduzida para que possamos recolher uma primeira ideia do que as crianças pensam sobre a imaginação na solidão.

sombras_TEL_47.jpg

FASE 2
FALAR E CRIAR LINGUAGENS ARTÍSTICAS

As crianças vieram ao teatro, conhecer o nosso local de trabalho. Aqui propusemos a cada grupo uma experimentação artística diferente: teatro de sombras, movimento e desenho, dança, memórias e desenho, de forma a proporcionarmos fruições diferentes com resultados diferentes sobre a mesma faixa etária. Explorar a ideia de amigo imaginário é a base do trabalho desta segunda fase, bem como encontrar ambientes dentro das vivências das crianças.

20220331_091109188_iOS.jpg

FASE 3
CO-CRIAÇÃO

Após um período de Residência Artística da Equipa, com a ideia do espetáculo mais concreta, voltamos a estar com os nossos co-criadores para recolha de sons, música, ideias e experimentações cénicas. Este material é trabalhado de forma a integrar o espetáculo. O guião é partilhado com as crianças Após novo período de Residência Artística da Equipa, voltamos a estar com os co-criadores já numa fase final de ensaios para que nos dêem um olhar externo sobre a criação. Mediante as suas opiniões, refletimos sobre as cenas criadas e melhoramo-las. Os co-criadores acompanham assim um processo criativo como um todo, na perspetiva do encenador, mas também do ator, do sonoplasta, do cenógrafo, ficando com um conhecimento plural do mundo artístico na ótica da criaçãe aberto um círculo de opinião sobre o trabalho artístico em curso.

BILL_LUZ_EMBAIXADOR_8.jpg

FASE 4
EMBAIXADORES BILL

As crianças agora já conhecem o Bill e o seu mundo fantástico. É proposto aos mini co-criadores partilharem o Bill com a sua comunidade, através do questionamento e da descoberta. Espalhar pontos de interrogação no território escolar, deixar perguntas nos corredores com lugar para respostas que são vistas por todos (e questionadas!) e desafiar para uma descoberta de um Bill em peças de puzzle escondido na escola são alguns dos desafios propostos. Os Embaixadores do Bill difundem assim o projeto e levam para a comunidade a sua criação coletiva, através do diálogo crítico. 

bottom of page